Social Media
Social media é uma gestão de redes sociais (Instagram, Facebook, Google Meu Negócio, Linkedin) realizado por profissionais que produzem conteúdos e analisam métricas de impressão, alcance e engajamento – fatores importantes para o desempenho do perfil.
Além de interagir e acompanhar tendências no domínio social, os profissionais desenvolvem
linhas de conteúdos e planejamentos estratégicos.
O Instagram é uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular e, embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis. De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 110 milhões de usuários. Ter uma conta no Insta é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca mostrando os bastidores, por exemplo. Cada vez mais o Instagram está focando em proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma.
O Facebook é uma rede social versátil e abrangente que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros. É por isso que, para empresas que investem em Inbound Marketing, é praticamente impossível não estar no Facebook. Segue sendo a rede social mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,85 bilhões de contas ativas – sendo 130 milhões delas brasileiras, o que a fez retomar o primeiro lugar no Brasil no ranking das redes sociais mais utilizadas.
O LinkedIn é a maior rede social voltada para profissionais, com 51 milhões de usuários ativos no Brasil, tem se tornado cada vez mais parecida com outros sites do mesmo tipo, como o Facebook. A diferença é que o foco são contatos profissionais, ou seja: no lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos. É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps. Ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções. De acordo com o Google, as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores. Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante. O Google Meu Negócio certamente ajudará sua empresa a ser encontrada.