OS BENEFÍCIOS DE DOMINAR FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL

É fato que as ferramentas de Marketing Digital como Google Analytics, Google Search Console, Canva, RD Station, entre muitos outros, conseguem gerar um alcance maior, apresentar produtos ou serviços de diversas formas diferentes e, claro, produzir mais leads. Além disso, proporcionam a análise de dados, acompanhamento de métricas essenciais para um negócio e até a construção com possíveis clientes. Para se ter uma melhor ideia, entre 2015 e 2021 o número de soluções tecnológicas focadas em marketing cresceu 87% de acordo com o estudo Marketing Tecnhology Landscape 2021 – esse aumento segue a evolução exponencial do marketing digital.

Mas qual mesmo a opinião das empresas com maior maturidade sobre tais ferramentas? Quais seriam os maiores benefícios adquiridos com esse auxílio? E é aí que um estudo da Capgemini, multinacional francesa fornecedora de serviços de consultoria, conduzido pela Forrester Consulting, entrevistou tomadores de decisão de VP e C-level marketing em serviços financeiros e empresas de alta tecnologia para descobrir.

Para avaliar a maturidade das empresas quanto às tecnologias de marketing foram utilizadas 24 dimensões em 5 categorias:
– estratégia;
– processo;
– tecnologia;
– dados;
– organização.Os entrevistados foram agrupados em 3 faixas de maturidade:
– alta (top 25%);
– médio (meio 50%);
– baixo (25% inferior).

RESULTADOS

– Ao comparar as respostas das empresas de diferentes níveis de maturidade é observável que as percepções são diferentes, isso porque as empresas que dominam as ferramentas possuem maior histórico de sucesso na obtenção de resultados.
– No geral, o principal benefício mencionado pelos entrevistados foi o de direcionamento aprimorado/otimizado das campanhas de marketing – enquanto 82% das empresas de alta maturidade usufruíram desse benefício, apenas 64% das empresas de baixa maturidade conseguiram o mesmo.
– No quesito “insights mais profundos do cliente”, 81% das empresas de alta maturidade conquistaram esse feito, em comparação com apenas 55% das empresas de baixa maturidade.
– As empresas de alta maturidade se mostraram muito mais propensas do que as de baixa maturidade a relatar maior geração de leads, melhorias nas taxas de conversão e aumento da receita de vendas.
– Das empresas entrevistadas, 4 em cada 10 empresas de serviços financeiros se enquadram no grupo de baixa maturidade, em comparação com 14% das empresas de tecnologia.
– As empresas com maior maturidade sabem como aproveitar ao máximo as ferramentas que estão disponíveis em suas instituições. Enquanto as de baixa maturidade, apenas utilizam algumas de suas funcionalidades.

Na atualidade, as ferramentas de marketing digital são parte fundamental para realização das ações estratégicas desenvolvidas pelas empresas, sendo grandes aliadas para que as organizações realizem a captura dos potenciais clientes a fim de aumentar a visibilidade da marca, potencialização das vendas, otimização de tempo, aumento de produtividades, entre tantos outros pontos. No entanto, com a imensa disponibilidade dessas tecnologias, há uma forte tendência de que elas sejam contratadas, mas não tenham o potencial de funcionalidades aproveitado, o que demonstra um desperdício considerável de investimento. Sendo assim, é imensurável o tanto de oportunidades que as empresas que detenham tais tecnologias dispensam por essa inoperância.

Na prática, o estudo comprova que quanto maior o domínio de um conjunto de ferramentas, maior será o número de resultados ou métricas obtidas a partir delas. Era assim antigamente e continua valendo mais do que nunca quando se tratam de ferramentas digitais.

E aí? Curtiu o tema de hoje do nosso blog? Você já utiliza alguma ferramenta de marketing digital na busca de melhores resultados para a sua empresa? Qual a sua experiência no assunto? Deixe o seu comentário, vamos adorar lê-lo.

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