Todas as empresas se diferenciam das demais, seja pelo seu valor agregado, as soluções que entregam, preços competitivos ou pela forma como se comunicam com os consumidores, já observou isso alguma vez? E é fácil de se chegar a essa constatação ao pensar em marcas como Netflix, Disney, Coca-Cola ou Nubank, por exemplo, pois é justamente a maneira como elas são reconhecidas pelo público que definem o posicionamento estratégico de cada uma delas.
A seguir, você vai entender melhor sobre esse assunto tão indispensável na trajetória de sucesso de empresas e marcas.
Mas, afinal, o que é posicionamento estratégico?
Posicionamento estratégico é a forma como uma marca se apresenta, se direciona e se distingue das demais no mercado, por meio de uma proposta de valor própria e orientando-se a determinado público – aliás, a marca deve conhecer profundamente o público-alvo e seus diferenciais. No livro “Ascensão e queda do planejamento estratégico”, Henry Mintzberg, renomado autor de diversos livros sobre administração, explica que o posicionamento estratégico é a forma como uma empresa deve atuar para agregar vantagem competitiva.
Além disso, definir um posicionamento é muito importante, pois todas as ações de marketing e de comunicação são realizadas com base nesse alinhamento. Exemplo: uma marca de cosméticos que não faz testes em animais pode ter um posicionamento estratégico mais sustentável, consciente e cruelty free, portanto, atinge principalmente o público vegano e vegetariano. Já outras empresas são reconhecidas por outros termos: a mais popular, tradicional, moderna, tecnológica, acessível, de luxo, entre outras.
Importante pontuar que, no passado, haviam poucas marcas no mercado e reduzidos representantes de cada segmento. Assim, o poder de escolha do consumidor era bem pequeno e os produtos buscavam atender a públicos muito mais amplos. Atualmente, o mercado está cada vez mais saturado de novas marcas que surgem para atender a necessidades específicas, e o que diferencia essas marcas entre si é o planejamento estratégico.
Tipos de posicionamento estratégico
Compreender os diferentes tipos de posicionamento estratégico é relevante para que um planejamento de mídia eficiente e que reflita a imagem da empresa seja realizado, estudando profundamente o público-alvo.
Preço: nesse tipo de direcionamento, é fundamental desenvolver um bom trabalho de branding com a marca com base no valor que é pago por determinado produto ou serviço. Um ótimo exemplo é o das bolsas da marca de moda italiana Gucci em que elas costumam custar bem mais caro do que as de outras marcas, mas seu preço está aliado à simbologia da marca, que representa luxo e sofisticação.
Diferenciação competitiva: aqui, as marcas trabalham naquilo que elas têm de melhor para que sejam diferenciadas da concorrência. Um exemplo clássico desse tipo de estratégia é o da marca de eletrodomésticos Brastemp com o seu inesquecível slogan “Não é assim uma Brastemp”. A frase virou uma expressão popular, evidenciando como essa marca é vista com superioridade, com um diferencial competitivo.
Benefício oferecido: nessa situação, a gestão de marcas é feita com foco nos resultados que os clientes terão quando usarem determinado produto ou serviço. A Nike, por exemplo, trabalha nas mais diversas mídias com foco na saúde e nas melhorias que o esporte pode trazer para as pessoas. Dessa maneira, quem compra um tênis da marca, por exemplo, não está adquirindo apenas um calçado, mas comprando um benefício, que será obtido ao utilizar esse produto.
Monopolização de mercado: ocorre quando uma empresa, de forma intencional ou não, domina o setor que está inserida, se tornando a única que oferece determinado produto ou serviço, a exemplo da Petrobras, que realiza 98% do refino de combustíveis comercializados no Brasil. Assim, o trabalho de comunicação é muito mais voltado para as relações públicas e o relacionamento com os clientes e outros stakeholders do que para a publicidade.
E aí? Curtiu o tema de hoje do nosso blog? Você já conhecia algo sobre o assunto? Entre os tipos de posicionamentos estratégicos citados, qual o que você consegue observar no seu dia a dia com mais frequência? Deixe o seu comentário, vamos adorar lê-lo.
