O marketing digital básico que você ainda não aplicou em seu negócio

Criar um plano de marketing digital, envolvendo Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, blog, site e redes sociais, seja para divulgar uma marca, produto, serviço ou para fidelizar clientes, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Isso porque uma empresa que não tem presença na web não pode crescer – o que é fato – e esta informação é primordial para pequenas e médias empresas.

Levando em consideração que a maioria delas se lança no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento, os resultados são decepcionantes, sem falar que seguir sem ter um guia é perder investimento na certa. É o planejamento de marketing que define objetivos, metas e cronogramas que farão você e a sua empresa trilharem o caminho do sucesso.

Para ajudar nisso, o time da Aconcho Comunicação preparou um roteiro explicando quais os principais pontos que você deve incluir no seu planejamento de marketing digital para conquistar os resultados desejados. Fique atento(a)!

1- Defina os seus objetivos
Ao traçar um objetivo você deve especificar bem o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.
Entre estes objetivos, podemos ter, por exemplo:
– Exposição e reconhecimento da marca
– Geração de Leads – Clientes em potencial
– Vendas diretas no ambiente físico ou online
– Geração de pontos de relacionamento com seus clientes
– Atendimento e orientação ao cliente

Outro ponto de orientação indispensável são as metas a serem alcançadas, para que se possa definir as métricas e KPIs aplicáveis a cada caso. Estabelecer prazos de execução também é essencial, lembre-se disso.

2- Pesquise e conheça o seu público-alvo

Com base nesta análise é possível traçar o perfil de um determinado público e assim adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para as ações. Além disso, você também poderá direcionar suas campanhas para quem realmente interessa, usando ferramentas de segmentação como o Google Ads, Facebook Ads ou LinkedIn Ads.

Depois de definir seu público-alvo, criar uma Persona de Marketing, ou seja, um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja impactar é essencial, ajudando a compreender suas necessidades e anseios.

3- Analise a concorrência
Esteja certo de que em qualquer setor você raramente será o único no mercado oferecendo um determinado produto/serviço. Porém, sempre haverá uma oportunidade para ser explorada e, para descobri-la, é preciso estudar os seus concorrentes.

Comece perguntando para si mesmo:

– Quais são meus principais concorrentes?
– Eles já possuem presença digital?
– O que eles fazem que está dando certo?
– O que está mal feito que eu possa fazer melhor?
– Qual o diferencial do meu produto em relação ao deles?Analisando essas ameaças e oportunidades, você conseguirá definir qual posicionamento tomar, quais conteúdos produzir e várias outras estratégias úteis para o seu plano de marketing digital.

4- Estabeleça suas principais estratégias de marketing digital
Definir muito bem desde o início quais serão as suas principais estratégias de marketing digital é peça-chave no seu planejamento. Isso porque dependendo do segmento em que você estiver trabalhando, algumas estratégias funcionam melhor do que outras.

Por exemplo, moda e acessórios performam muito bem utilizando o marketing nas redes sociais. Já para setores que atendem a uma necessidade, oferecendo produtos ou serviços que às vezes as pessoas não sabem onde encontrar, o marketing de busca tende a dar resultados melhores.

5- Defina os canais de marketing a serem utilizados

Existe uma variedade de opções de canais para a divulgação de uma marca no online, mas não significa que é preciso usar todos. Usar apenas aqueles que, por suas características, têm potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site é o melhor caminho.

Você até pode usar um leque amplo de canais no início da campanha, mas deve monitorá-los de perto para identificar aqueles que não estão gerando tráfego ou conversão relevante para o site e então descartá-los.

6- Capacitação da equipe
Partindo do pressuposto de que amadorismo não tem vez, um plano de marketing digital deve ter a mesma consideração. Qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento e técnica, por isso é imprescindível ter gente apta para sua utilização. Não adianta colocar alguém de um outro setor para gerir seu marketing digital, pois o resultado ficará aquém. 

Nessa parte, a equipe da Aconcho Comunicação pode lhe ajudar com a expertise necessária para o marketing digital do seu negócio verdadeiramente acontecer e, principalmente, com resultados reais e satisfatórios.

7- Determine qual conteúdo a ser veiculado
A afinidade de interesses é o princípio da comunicação e por essa razão é preciso produzir um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público que se quer impactar. Isso porque o consumidor atual está mais do que nunca em busca de informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa ter qualidade notável e, o principal, ser facilmente encontrada. Antes de qualquer promoção, é necessário disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs ou sites, por exemplo.

8- Elabore um cronograma para suas ações

No marketing digital, definir um cronograma de ações é fundamental para potencializar cada ação isolada, levando em consideração que existe uma correlação imensa entre os diversos canais e explorar esse potencial de alavancagem é indispensável.

Peças promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais que a sua estratégia de marketing digital abraçar precisam estar alinhados em termos de veiculação – muito importante!

9- Defina como será feito o monitoramento de resultados
Definir como as ações online do seu planejamento serão acompanhadas e verificadas em termos de resultados é uma etapa crucial. Para isso, é necessário decidir quais as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, por exemplo, serão utilizadas para mensurar esses resultados.

No caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa categoria.

Pronto! Como você observou, a elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa, mas cada ponto é importante para que os resultados surjam da forma desejada e plenamente satisfatória. Além disso, essa organização também é essencial para a boa comunicação entre os diferentes setores da empresa – que possibilita a aprovação dos investimentos necessários para a execução do seu plano de marketing digital.

Não tem segredo: o planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.

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