O Google lançou em 2020 o Google Analytics 4, nova versão do Google Analytics, a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo, que veio para se tornar a versão padrão da ferramenta. Em 1° de julho passado o Google Analytics não rodou mais na plataforma do Universal.
E, assim, surgem diversas perguntas sobre este novo cenário, mas relaxa que a Aconcho compartilha com você algumas informações, é só continuar a leitura a seguir.
Mas o que é o Google Analytics 4 mesmo?
Depois de quase 15 anos com o Google Analytics Universal rodando, o Google se adapta às novas realidades do mercado lançando uma versão que se adequa mais à atualidade, como, por exemplo, o fim dos cookies.
O GA4 é a versão padrão do Google Analytics. Além de mudar toda a interface da ferramenta, ela muda algumas outras funcionalidades, como a forma de captura dos dados e os relatórios.
Quais as diferenças entre as versões GA Universal e o GA4?
Há diferenças significativas entre as duas versões e destacamos as seguintes:
Modelo de dados
O Google Analytics Universal foi projetado principalmente para rastrear sites, enquanto o Google Analytics 4 é projetado para rastrear tanto sites quanto aplicativos. O GA4 possui um modelo de dados mais flexível e unificado, que permite acompanhar o comportamento dos usuários em diferentes plataformas em uma única visualização.
Eventos em vez de páginas vistas
No Google Analytics Universal, o foco principal é nas páginas vistas. No entanto, no Google Analytics 4, o foco é nos eventos. Os eventos podem ser qualquer interação significativa que ocorra em seu site ou aplicativo, como cliques, visualizações de tela, envios de formulários, reprodução de vídeos, entre outros. O GA4 oferece mais flexibilidade para rastrear e medir eventos personalizados.
Machine Learning e Inteligência Artificial
O Google Analytics 4 possui recursos aprimorados de machine learning e inteligência artificial. Ele utiliza o aprendizado de máquina para fornecer insights automatizados, como previsões de receita, segmentação de público-alvo, análise de funil e muito mais.

Relatórios e visualizações
A interface e os relatórios no Google Analytics 4 são diferentes em comparação com o Google Analytics Universal. O GA4 oferece relatórios mais simplificados e flexíveis, com foco em métricas-chave, como aquisição, engajamento e conversões. Ele também fornece insights em tempo real para ajudar na tomada de decisões imediatas.
Privacidade
O Google Analytics 4 foi projetado para atender às crescentes preocupações de privacidade dos usuários. Ele oferece opções aprimoradas para anonimizar dados e está alinhado com as políticas de privacidade do Google, como a abordagem “Privacy by Design”.
Estrutura GA4 X GA Universal
A estrutura de conta do GA4 também sofre mudanças frente ao Universal. O que antes no Universal era separado em Conta, Propriedade e Vista…

… agora no Google Analytics 4 é separado em Conta, Propriedade e Fluxo de Dados:

Fluxo de dados

Agora é possível medir site, aplicativos IOS e Android e, também, um fluxo que seja site + app justamente pelo fato de você conseguir mensurar os dados dessas 2 formas.
Importante: o GA4 para apps não funciona sozinho, ele precisa da criação do Firebase, uma ferramenta do Google exclusiva para mensuração, organização e análises de aplicativos. Logo, ao criar um fluxo de dados para app, você será obrigado a criar uma conta do Firebase.
Quais as principais consequências dessa alteração?
Entre as principais consequências dessa alteração do GA Universal para o GA4, podemos citar:
Necessidade de atualizar o código de rastreamento
A migração para o GA4 normalmente requer a atualização do código de rastreamento em seu site ou aplicativo. Isso pode exigir suporte técnico ou conhecimentos de desenvolvimento web para garantir que o novo código esteja corretamente implementado e funcione corretamente.
Aprendizado de máquina e insights automatizados
O Google Analytics 4 incorpora recursos avançados de aprendizado de máquina e inteligência artificial para fornecer insights automatizados. Isso pode ser benéfico, pois você terá acesso a informações mais detalhadas e análises preditivas. No entanto, pode ser necessário um período de adaptação para entender e aproveitar totalmente esses recursos.
E o que acontece com a minha conta do GA Universal?
Em junho de 2023, as contas do GA Universal pararam de computar dados, ou seja, não tem mais nenhum dado novo na plataforma. Se você for acessar o seu site no tempo real do Universal, verá que aparecerá zerada a contagem de acessos mesmo com você acessando o seu site.
Já sobre os seus dados históricos, o Google ainda não se pronunciou se eles morrerão ou se ele acabará com a ferramenta. O que sabemos é que os dados não serão coletados, mas será possível ainda acessá-los. E se você estava pensando que poderia migrar os dados do GA Universal para o GA4, até o momento isso não é possível.
Curtiu o nosso artigo de hoje? Aqui na Aconcho Comunicação, você sempre fica antenado sobre o que realmente importa no universo digital. Deixe o seu comentário para alguma dúvida.
E se você ainda não fez a sua migração e precisa de orientações para realizar essa atualização, entre em contato conosco para uma consultoria totalmente gratuita.
Conteúdo produzido pela Aconcho Comunicação.