Entre os muitos recursos que o Instagram apresentou ao longo da sua evolução, desde que surgiu em 2010 com o intuito de compartilhamento de fotos entre os seus usuários, propagando um conceito inspiracional, sem dúvidas, o Instagram Shopping é um dos que mais definem as novas diretrizes da rede social, assumindo definitivamente o status de um local de vendas, proporcionando uma experiência de compras sem sair da plataforma.
Se você tem um e-commerce e conta com um perfil no Instagram mas ainda não utiliza os recursos do Instagram Shopping, o time da Aconcho Comunicação a seguir vai explicar, de forma descomplicada, o que você precisa definitivamente entender sobre o assunto e principalmente os seus benefícios.
O que é o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping é um recurso que permite que marcas criem uma vitrine virtual dentro da rede social, onde os seguidores podem explorar e inclusive comprar produtos sem a necessidade de se desconectar da rede social. Com o Instagram Shopping é possível que empresas marquem seus produtos nas postagens publicadas no feed.
A ferramenta está localizada dentro da guia “Explorar”, no menu principal do aplicativo. É possível encontrar peças com fotos, preços e detalhes técnicos, e também navegar entre categorias de produtos e coleções completas, além de salvar os produtos favoritos na lista de desejos, como já acontece em itens comercializados individualmente nos perfis.
Quais são os requisitos do Instagram Shopping?
Para aproveitar as valiosas oportunidades que o Instagram Shopping oferece é preciso estar atento(a) a alguns pontos básicos:
– O seu negócio precisa estar na lista de mercados suportados pela ferramenta;
– A sua conta no Instagram precisa ser comercial ou de criador de conteúdo;
– O seu negócio precisa ter um produto elegível pela plataforma;
– A marca precisa cumprir o Acordo com o Comerciante e as Políticas de Comércio do Facebook;
– A marca deve ter um domínio de site a partir do qual pretende realizar vendas.
Como ativar o Instagram Shopping?
As seis etapas para colocar em prática a sua vitrine digital são:
– Conferir a elegibilidade
– Associar a sua página do Facebook ao seu Instagram
– Carregar um portfólio de produtos ou conectar com seu e-commerce
– Fazer a revisão da sua conta
– Ativar a funcionalidade de compras
– Usar os recursos de vendas
Benefícios do Instagram Shopping para o seu negócio:
1- Contribuir para o posicionamento da marca
Colabora com o posicionamento da sua marca porque fica mais fortalecida no imaginário dos clientes que usam a rede social. Ao utilizar essa ferramenta como estratégia da sua empresa, a sua loja usufrui das vantagens de uma publicidade que funciona de maneira menos invasiva.
2- Diminuir as desistências
Reduz o caminho que o usuário percorre até obter mais informações sobre a compra do produto. Os clientes podem conferir os detalhes e visualizar fotos, sem precisar sair do aplicativo. Dessa forma, o recurso sintetiza e aperfeiçoa a experiência de compra.
3- Gerar tráfego para o site da loja
A sua loja passa a contar com mais uma origem de link para o site. Com boas imagens dos produtos e uso de hashtags, os usuários da plataforma podem acessar mais à página da sua loja. Com isso, a chance da sua empresa vender mais também aumenta.
Além disso:
Faz uso de uma vitrine digital para aumentar significativamente o alcance da sua marca;
Aumenta as chances de vendas;
Facilita o processo de compra do usuário, oferecendo informações de forma descomplicada.
Definitivamente, se a sua meta é aumentar de modo significativo as oportunidades de vendas do seu e-commerce e por conseguinte tornar a sua marca ainda mais conhecida, precisa o quanto antes estar inserido no Instagram Shopping. Claro, assim como qualquer outro canal online, é preciso empenho na divulgação – não basta apenas adicionar os seus produtos na ferramenta e esperar os resultados. Mãos à obra, sempre!