Em junho, Alan Kent, Developer Advocate do Google, compartilhou 8 preciosas dicas de SEO para e-commerces que visam sucesso em suas estratégias digitais. Só para relembrar, SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas, geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade, para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.
As dicas compartilhadas pelo Kent foram:
1- SEO técnico básico;
2- Conteúdo com base em diferentes etapas da jornada de compra;
3- URL de variantes de produtos;
4- URLs de ofertas ou vendas;
5- Desempenho;
6- Seja paciente;
7- Contrate uma consultoria de SEO;
8- Pense primeiro nos usuários.
A seguir, selecionamos algumas das dicas acima para que você confira atentamente informações importantes sobre algumas delas e, claro, coloque-as em prática o quanto antes.
1- SEO técnico básico
É primordial implementar o SEO técnico mais básico que envolva a otimização do conteúdo. Ou seja:
– possibilitar que o Google rastreie seu site, através de um com título da página, títulos dos textos, palavra-chaves dentro do texto;
– garantir que os títulos das suas páginas de produto incluem o nome da marca, a cor e o tipo de produto, elementos que sejam importantes em seu título;
– adicionar dados estruturados à sua página de produto;
– ter uma atenção especial aos produtos esgotados.
2- Desempenho
O desempenho do seu site é um aspecto importante que precisa de atenção de todo dono de domínio de site. Afinal, como a maior parte dos visitantes não tem tempo para lidar com páginas que demoram para carregar, o tempo de carregamento se torna um fator relevante para determinar a qualidade da experiência de usuário. Sabia que se você e seu concorrente estiverem utilizando a mesma copy para descrição de um produto, um fator decisivo para o ranqueamento da sua página é a velocidade de carregamento do seu site? Descubra a velocidade e o tempo de carregamento do seu site.
3- Seja paciente
Partindo do ponto que SEO não é mágica, ao compreender um pouco as alterações e atualizações que o próprio Google faz em seu algoritmo, é indispensável ser paciente
e realizar implementações agora, lembrando-se que os resultados só serão colhidos ao longo do tempo. Se o projeto é colocar seu site no topo dos motores de busca, o posicionamento SEO deve ser feito com uma estratégia de médio a longo prazo, por exemplo. Para resultados mais imediatistas, enquanto as implementações de SEO vão acontecendo, é indicado diversificar os meios de tráfego do site, como a mídia paga, por exemplo.
4- Contrate uma consultoria de SEO
Não é segredo que o SEO é um trabalho constante e se não houver expertise na execução dessa estratégia, os resultados podem não chegar. Então, quando não se pode contar com um time capacitado para otimizar seu site, contratar uma consultoria de SEO é o caminho. Mas para contratar uma consultoria de SEO é importante que as empresas saibam exatamente qual o papel do tráfego orgânico em sua estratégia ou realizem um benchmark, que é o processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento.
Ficou ligado(a) nas nossas dicas de acordo com o Kent? Entre as que selecionamos para uma melhor explicação, qual a que mais se encaixa com a sua realidade? Ser paciente com as implementações do SEO? Ou já está pensando em contratar uma consultoria? Temos um time de profissionais especializados para otimizar o SEO da sua empresa e acelerar as suas vendas no digital. Faça um orçamento com a gente agora mesmo!