Inquestionavelmente, o Instagram é uma das redes sociais com maior potencial de geração de vendas da atualidade. Isso porque as pessoas já estão acostumadas a usá-lo para conseguir mais informações sobre produtos ou serviços que correspondem às suas necessidades ou desejos. Sem falar que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos países com os maiores números de contas ativas da plataforma, ficando atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos, em primeiro e segundo lugares, respectivamente.
Por isso mesmo, ele pode ser usado para aumentar a consciência dos seus seguidores ao longo da jornada de compra por meio do Inbound Marketing – conjunto de estratégias de marketing que se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, tornando-se autoridade do setor, independentemente do porte do seu negócio. Então, a resposta é sim, dá pra fazer Inbound apenas pelo Instagram – a plataforma queridinha do tio Zuckerberg.
A seguir, compartilharemos com você pontos importantes que podem ajudar o seu negócio a realizar o Inbound no Instagram de maneira eficaz.
1- Defina sua persona
A persona é a representação do seu cliente ideal e a aplicação do Inbound Marketing depende do reconhecimento dos interesses, preferências e demais características da sua persona. Falar com a pessoa certa e do jeito certo aumenta seus resultados em vendas.
2- Atraia seguidores com um bom conteúdo
Por ser uma rede social de apelo visual, investir em um bom design nas publicações e em uma copy (legenda) instigante são fundamentais no Instagram. Lembre-se também que, além de educar, os conteúdos precisam ter uma dose de entretenimento e incentivar o relacionamento.
3- Use hashtags
As hashtags são ótimas formas de usar palavras-chave relacionadas ao seu negócio para facilitar que você seja encontrado por quem já está buscando por esses assuntos. Outro uso comum é criar uma hashtag específica da sua marca ou de uma campanha.
4- Interaja com os seguidores
As redes sociais existem para possibilitar a interação entre as pessoas e, por esse motivo, é essencial adequar sua estratégia para garantir essa interação. Assim, você não só estimula o engajamento, mas também a percepção de ser uma marca acessível.
5- Diversifique o seu conteúdo
O Instagram é uma plataforma voltada para o compartilhamento de conteúdo visual e oferece opções que vão além do post, como stories, reels e lives. Lembre-se que um vídeo é um conteúdo visual muito mais dinâmico e que pode chamar mais a atenção do seguidor.
6- Direcione os seguidores para uma landing page
Para transformar seus seguidores em clientes, oferecer um incentivo para conseguir as informações de contato deles é essencial. Um material gratuito, como um e-book, por exemplo, sobre um tema específico e de interesse da sua persona é um meio. Assim, ao converterem em uma landing page para receber o material, os seguidores também se tornam leads da sua empresa.
Viu que realizar uma estratégia de Inbound Marketing faz toda a diferença na presença digital da sua marca ou empresa? Não perca tempo e coloque já em prática todas essas dicas para você alcançar uma nova etapa de sucesso no seu negócio e, claro, conte com a expertise da Aconcho Comunicação nessa hora.
