COMO FUNCIONA O ALGORITMO DO GOOGLE? O MAIOR BUSCADOR DO MUNDO.

Com todo o seu funcionamento baseado na experiência do usuário, o Google se tornou uma
das principais ferramentas da internet atualmente. De acordo com os números do
StatCounter, mais de 92% de todas as pesquisas no ambiente digital são feitas pelo buscador!

Convidamos você a ler o nosso artigo de hoje para entender um pouco sobre esse assunto e
também acompanhar algumas das atualizações apresentadas.

O funcionamento do algoritmo do Google

Considerando que a quantidade de informações disponíveis na internet são quase
imensuráveis e, também, para que os usuários possam encontrar facilmente e rapidamente as
respostas para o que eles buscam, o Google criou sistemas de classificação, compostas por
diversos algoritmos.


Assim, o buscador aplica um peso diferente a cada fator, levando em conta a natureza da
consulta. Por exemplo, uma pesquisa relacionada a uma notícia terá resultados que tiveram
um foco maior na última atualização do conteúdo. Sem dúvidas, o padrão de qualidade do
Google é o seu grande diferencial e também é muito criterioso. Pelo mundo todo estão
espalhados avaliadores externos de eficiência da pesquisa, treinados pela empresa, que
realizam testes em tempo real.


Na prática, as melhores páginas ficam entre as primeiras posições e aquelas que não são tão
boas, são jogadas para as últimas colocações do Google, onde quase ninguém acessa. Esse
processo é feito a cada busca do usuário, em segundos. O algoritmo lê todo o conteúdo do
site, analisa e classifica. Em resumo, podemos dizer que é assim que os robôs do Google
funcionam.

Os cinco principais fatores

A seguir, você vai compreender, de modo mais simples, como funciona o grande sistema da
ferramenta com a listagem dos principais fatores que servem para determinar quais resultados
aparecem para os usuários:

Análise de palavras:
O Google conta com tecnologia capaz de entender sutilezas em nosso vocabulário, até mesmo
reconhecer significados, mesmo com erros de digitação. Dessa maneira, quando um usuário
pesquisa coisas mais específicas, ele poderá receber exatamente aquilo que deseja.

Correspondências de pesquisa:
As palavras-chave utilizadas nos conteúdos são muito importantes para o ranqueamento na
plataforma, assim como a relevância das informações presentes. O Google tenta descobrir se a
página contém uma resposta à consulta e não apenas a repetição de termos pesquisados.

Classificação de páginas úteis:
A preocupação do Google é oferecer páginas com boa reputação, que possuem outros
conteúdos de qualidade para o usuário ou já estão com alguma página em boa colocação em
seu ranque, por exemplo. Tempo de carregamento da página, links pertinentes ao conteúdo
são alguns dos fatores levados em consideração.

Exibição de melhores resultados:
O Google avalia se o conteúdo é completo e se a página possui responsividade para
dispositivos móveis, garantindo que todos tenham acesso às informações. Além de verificar se
o mesmo padrão de qualidade contempla diferentes navegadores e velocidade de conexões de
internet.

– Interpretação de contexto:
O fator de interpretação de contexto possui grande relação com a personalização da
experiência do usuário. Para aqueles que permitirem que a ferramenta tenha acesso a sua
localização e utilização de apps, por exemplo, o Google terá mais facilidade para indicar
resultados que façam mais sentido para seus perfis.

Na prática

Acesse agora a página do Google e digite o nome do seu negócio. Quantos concorrentes
aparecem antes do seu?


Agora, pesquise uma dor que o seu negócio pode resolver, por exemplo: onde comprar bolos
em Recife. Quantas lojas apareceram antes da sua?


Sem dúvidas, as observações obtidas correspondentes aos dois questionamentos apontam
como o Google rankea a página do seu negócio na plataforma – e é exatamente deste mesmo
modo que os resultados de busca aparecem para os seus potenciais clientes durante uma
pesquisa real.


Caso o resultado que você visualizou não foi satisfatório, é preciso estar atento(a) aos cinco
principais fatores citados acima para ajudar o seu empreendimento a ganhar a visibilidade
necessária no digital para conquistar mais público e, consequentemente, gerar uma maior
lucratividade.

As atualizações do algoritmo do Google realizadas em dezembro/2022

Lançamento da atualização de spam de link:
Agora o SpamBrain, além de identificar spam, também identifica sites que realizaram compras
de links e sites utilizados para outgoing links – mais uma prova de soluções com base em IA.
Então, após identificar conteúdo spam num site, em algumas semanas a classificação no
Google poderá ser afetada. Em caso de links não naturais, todos os créditos referentes a eles
serão perdidos totalmente.

EAT recebe um “E” extra por Experiência:
EEAT – ou “Double-EAT” agora faz parte das diretrizes atualizadas do avaliador de pesquisa do
Google, e mensura a qualidade de um conteúdo, considerando fatores como:

o artigo foi escrito por alguém que utilizou o produto ou serviço que está falando?;

o conteúdo foi produzido por alguém que tem experiência de vida em primeira mão sobre o
assunto?;

a pessoa que escreveu o material realmente visitou o local em questão?

– Sistema de conteúdo útil da pesquisa do Google:
De acordo com o buscador, o sistema de conteúdo útil é utilizado para identificar e beneficiar
páginas que apresentam um conteúdo desenvolvido por pessoas, para pessoas.
O sistema identifica aqueles conteúdos que não possuem valor agregado ou que não são
necessariamente úteis para a intenção de busca do usuário. Assim, ele classifica as páginas nas
SERPs de acordo com aquelas que possuem um conteúdo mais alinhado à pesquisa do usuário.

Por que as atualizações são importantes?

São por meio das atualizações que o Google corrige eventuais problemas e procura
disponibilizar aos seus usuários as melhores respostas e os conteúdos mais relevantes para as
pesquisas que estão sendo feitas naquele momento, assim como tornar a experiência dele
cada vez mais leve.


Sem dúvidas, entender essas atualizações permite utilizá-las para se ter uma boa colocação no
ranking do Google e, por consequência, tornar o seu site ainda mais relevante. Com isso,
outros pontos também se tornam importantes como o aumento no número de visitas em suas
páginas e isso favorece os resultados do seu negócio.


Curtiu o nosso conteúdo de hoje? Viu o quão importante é estar atento(a) ao algoritmo do
Google em relação ao desempenho digital do seu negócio? Por isso mesmo, é bom
acompanhar as atualizações realizadas pela plataforma para você não ficar para trás. Aproveite
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