Procurando uma forma prática e eficiente de acompanhar os processos de venda da sua empresa? Então, utilizar um sistema de Customer Relationship Management é o ideal para mapear esses resultados, identificando erros e acertos da estratégia da equipe comercial.
Leia o nosso artigo de hoje e saiba mais sobre os benefícios desta plataforma.
O que é um CRM?
O Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um sistema que registra e também organiza como é o contato de possíveis clientes com a equipe de prospecção da sua empresa. Apresentar um histórico completo de como os leads chegaram até a sua base, ou seja, de que forma foram convertidos de leads em oportunidades, quais abordagens são mais efetivas e qual é o perfil do público são alguns dos seus diferenciais. Com isso, o vendedor consegue identificar toda a estratégia de aquisição da empresa e da relação dela com o prospect, auxiliando a tomar as melhores decisões para garantir uma maior quantidade de vendas.
Ainda assim, o CRM é muito mais do que uma lista de contatos porque permite que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante o processo de venda. Dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações fazem parte do armazenamento dessa ferramenta, que está cada vez mais acessível para todas as empresas, em opções baratas e fáceis de usar.
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Quais são os principais benefícios de um CRM?
Existem diversos benefícios de usar um CRM, essa ferramenta de marketing digital que possibilita a integração de e-mail, calendário e softwares de automação de marketing, mas aqui reunimos os cinco principais que esse sistema pode oferecer para a sua empresa.
1- Melhor controle das vendas
A primeira e nítida vantagem do CRM é o controle das vendas e do comportamento de compra de cada cliente. A frequência de compra, sazonalidades e análises de gráficos e dados fazem parte desse cenário, facilitando ações de prospecção específicas para perfis diferentes de leads.
Desta forma, a sua equipe comercial sabe a quantidade exata de oportunidades, compradores, leads que não converteram e o motivo de cada resultado, assim como também apresenta os leads que cada vendedor conseguiu converter em clientes.
2- Informações essenciais em um só lugar
No CRM, ter os dados centralizados e organizados em um só lugar, de modo que todos na empresa consigam acessar as informações de que precisam a partir de uma plataforma é possível. Isso inclui informações de contato, como email e telefone, mas também dados mais elaborados, como o histórico de interações com sua empresa e o que já comprou de você.
É coisa do passado perder detalhes de um atendimento que, porventura, comprometam a venda. Com o auxílio do CRM, tendo as informações em mãos, consegue-se fazer uma interação personalizada, pois sabe-se exatamente os pontos de contatos que o cliente em potencial teve com a empresa.
3- Melhora o relacionamento com os clientes
Cliente fazendo o download de um e-book da sua empresa ou interagindo com os seus e-mails marketing são atividades que a sua equipe comercial identifica com o suporte do CRM – conte com mais essa vantagem desse sistema.
Quanto melhor for o relacionamento com esse tipo de cliente, maiores são as chances de fidelizá-lo e torná-lo também um embaixador da sua marca. Utilizar o CRM como uma forma de entender as necessidades, preferências e hábitos dos prospects é uma realidade. Com as informações disponíveis, sua equipe consegue personalizar o marketing e o atendimento. Hoje, fidelizar um cliente é tão importante ou até mais do que conquistar novos.
4- Mapeamento de estratégias ineficazes
Não há dúvidas, entender as razões pelas quais os negócios não foram fechados é o primeiro passo para o volume de vendas aumentar. Assim, a equipe sabe exatamente o que não repetir. Por isso, mapear os resultados negativos também é muito válido para a sua empresa.
Com o auxílio de um CRM é possível identificar:
– pontos fracos do seu produto ou serviço;
– erros no script de vendas;
– características em que a concorrência está melhor;
– perfis de leads que menos convertem.
Para facilitar o trabalho, algumas ferramentas de CRM oferecem registros dos motivos de perda, permitindo inclusive criar novas ações segmentadas com base em cada um deles.
5- Marketing e Comercial integrados
As áreas do Marketing e de Vendas precisam se relacionar profundamente e criar estratégias que beneficiem a aquisição de clientes.
Exemplo: uma campanha de marketing busca conquistar mais leads, que serão repassados para o time de vendedores — caso sejam prospects qualificados — que entram em contato para fechar negócio.
Os benefícios de usar um CRM nesse processo permitem organizar todas as informações desses leads em um lugar só, entender o comportamento deles, suas preferências, entre outros dados que vão ajudar o time de marketing a elaborar novas campanhas ainda mais estratégicas e segmentadas.
Na prática, como um CRM ajuda na rotina do comercial? Com o CRM, sua equipe terá facilidade em acessar dados que vão permitir realizar as tarefas de vendas consultivas de forma muito mais estratégica e assertiva. Portanto, seus vendedores vão poder utilizar esse software para:
– fazer a prospecção;
– analisar esse prospect;
– montar um pitch comercial bem persuasivo com base nas preferências deles;
– apresentar esse pitch para o cliente;
– realizar o follow-up;
– etapa de contrato – a área jurídica da empresa que é responsável por elaborar o documento, mas é importante ter o time comercial junto nisso.
Viu o quão essencial é um CRM quando implantado numa empresa? Os benefícios são reais – citamos apenas cinco, mas existem muitos outros – e podem fazer a diferença tão esperada que você sempre buscou para o crescimento do seu empreendimento. Aproveite e baixe gratuitamente agora mesmo o nosso e-book “A estratégia B2B que a sua empresa precisa” realizado pelo nosso time de especialistas para aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair novos clientes. Informação nunca é demais.